Pirataria é bom por que é gostoso, ou é gostoso por que é bom??

 

Pirataria games no brasil

Eu sou um sobrevivente dos anos 90, vivi em uma época que não tínhamos acesso a nada, internet nem os ricos imagina eu,lembro de pegar pirata Mortal Kombat 1 para PC quando saiu, 7 a 10 disquetes emprestados, era o que restava, e era o mais idêntico do fliperama na época, pois as versão do Super Nintendo até que era sensacional mais do Mega Drive..putz grila (Giria da época)

MK disquetes

Existia um parça da praça seca chamado Tuninho, gente boa, agente trocava de console sempre que dava, então trocava o Meu Neogeo Cartuchão e ele me dava o Saturno por um tempo, tempos bons... O cara viciado na SEGA e eu em hipótese nenhuma podia falar mal da sua empresa de games preferida...rs , O cara era o único que tinha uma internet discada a 56k, lembro que para baixar Alone in the dark 1 para PC era o dia todo...rs. Vivíamos em uma época que você tinha duas opções, Locadora ou a pirataria do Jornal disponibilizada nos anúncios do Balcão...rs.

Jornal Balcão 1990

Eu corria direto para a sessão video games...rs 

E lembro de achar Mortal Kombat 2 pirata para Super Nintendo, era o que restava, mas lembro de também quando dava comprar originais na Video Game Center da Tijuca, meu segundo lar,,,,rs. Mas a pirataria aqui sempre esteve presente e só piora, estamos em 2020 e isso parece que nunca vai acabar, e você se pergunta, Porque que iria acabar??

De acordo com o site em uma noticia de 7 anos atrás a pirataria de games  era de 82% só no brasil, imagina hoje. Eu fiz uma TCC sobre pirataria quando sai da pós graduação, e resumindo meu trabalho verifiquei que não hã nenhuma diferença entre o produto digital pirata com o produto digital original, existe um tipo de trapaça crackeada matematicamente, que faz com que o original seja quebrado em seu executável e disponibilizado em um site de torrents. Você pode até falar de Vírus, Malwares e outros ,mas vamos ser sinceros, se isso fosse verdade, não existiria tantos sites fornecendo games piratas. A verdade é que existem 3 culpados:

A indústria de games, ela abandonou praticamente as mídias, pelos menos no PC, já era, porém acabou dobrando o valor do jogo digital, como Far Cry 6 digital  esta custando R$249,99?? Até Assassins Creed Valhalla por R$199,00 para PC, mas a versão digital não tinha que ser mais barata???, isso sem falar dos preços de games para PS,Xbox por R$250,00 e pior são as da Nintendo que custam uns r$300,00 a mídia física nas lojas. No Brasil podemos ter um preço alto devido a tantos impostos,mas no fim a indústria de games perde por cobrar muito alto também. 

Se tirarmos o preço de questão uma coisa que deixa os Gamers possessos são as faltas de suporte, você compra uma game na Steam e se não rodar mesmo com os requisitos em dia, o problema é seu. Não há suporte, e muitas, e muitas das correções de otimização, execução do game e outras bizarrices do game são descobertos mais rápidos pelos Craqckeadores de games do que pela empresa que produziu o game, talvez por isso os gamers "baixem" primeiro e compram depois, se o game não rodar é menos doloroso pro bolso.

Salvando grana


O segundo culpado no Brasil é o governo, ele não incentiva o mercado de games a crescer e só quer taxa-lo Comparando com países da Europa ou Estados unidos você compra 3 jogos pelo preço de um aqui.

O terceiro culpado pelo menos no Brasil é o brasileiro, a cultura de obter de graça algo ao invés de pagar, está enraizada aqui faz tempo, e só faz crescer a pirataria. Lógico que temos a ganancia na indústria também mas isso não torna a culpa menos branda. Deve-se pensar que aquele jogaço foi feito por um grupo de profissionais e que merecem ser pagos por isso, mas a cultura brasileira de não dar valor por serviços de outras pessoas existem desde a época colonial.

A Steam vende muito, Origin ou Epic, mas não o suficiente para acabar com a Pirataria. Lógico que por mais que compremos jogos digitais sem capas, que fazem falta na estante gamer, preferimos comprar o original, pelo menos eu penso assim, Cara, The Witcher 3 é muito bom, R$23,99, é hoje...rs

 
The Wicther 3 Wild Hunt

Outra verdade é que na pandemia mesmo com a Pirataria a indústria de games bateu recorde, de acordo com o site, Eles vão arrecadar em 2020 uma "pequena" quantia em torno de $151bilhões de dolares. Mais do que o Cinema e  Musica juntos. A pergunta então é, sem pirataria, que quantia seria??

Existem varias verdades, mas a pirataria acaba divulgando um game pelo numero de downloads, quanto mais pirateado, melhor para empresa. é Louco, mas de acordo com o site em 2011 os jogos mais pirateados para PC foram

  1. Crysis 2 (3,920,000) (março)

  2. Call of Duty: Modern Warfare 3 (3,650,000) (novembro)

  3. Battlefield 3 (3,510,000) (outubro)

  4. FIFA 12 (3,390,000) (setembro)

  5. Portal 2 (3,240,000) (abril)

 

Na verdade a Pirataria para as indústrias tem um efeito até que bom, bem louco né, mas de acordo com o SITE a pirataria ajuda o mercado. È só você pensar, para divulgar um produto você precisa alcançar muitas pessoas, e nem sempre mesmo com ótimas campanhas, o produto não chega até elas, mas quando existe a pirataria de um determinado produto, esse chega a lugares que nunca uma empresa conseguiria ir com suas campanhas e divulgações. 

Isso me lembra a época da luta do Metallica(Lars Urich) VS Napster, causaram um reboliço gigante pelas disponibilizações de musicas da banda pela plataforma P2P, que tiveram o efeito contrário, mais pessoas descobriram o Napster, e baixaram muito, mais muito mais cds do metallica, até eu.(mas agora já me redimi, tenho todos os cd´s dos caras..rs) , mas pense, O Metallica ficou muito mais conhecido do que as outras bandas de Heavy Metal. Na verdade a indústria deixou de lucrar para comer Caviar e que depois do Napster comeria só Salmão...rs

Resumindo, com ou sem pirataria a indústria sobrevive e muito bem, além da divulgação gratuita que a pirataria favorece, mas, é muito mais gostoso ter o original.

 

Texto : Dalmi Jr

Analista de Ti e Marketing Digital

Postar um comentário

0 Comentários